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Como ser um bom healer

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MrViSiBLe
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Como ser um bom healer

Mensagem por MrViSiBLe em 1/3/2011, 22:44

Bom para começar conhecemos
quatro classes capazes de serem healers, não venho aqui dizer qual a
melhor, mas sim ajudar a ser bom em qualquer uma delas.

Vamos começar com alguns termos que precisamos entender antes de começar
a ler o tutorial, sempre se familiarize com os termos, pois eles são
essenciais em qualquer bom healer.

HoT - Heal over Time = Cura por tempo (Onde o healer dá cast em um spell
que cura instantaneamente e também dá um heal menor por segundo.
MP5 - Mana Regen per 5 seconds = Regeneração de Mana durante o combate, a cada 5 segundos.
GCD - Global Cooldown (1.5 segundos normalmente, mas pode variar de acordo com a classe usando talent points e haste rating.)
Res or Rez - Resurrection Spell (O Spell que ressuscita um amigo, esse todos devem conhecer, é essencial)
Spec - Specialization (É a sua escolha de talentos, itens, e etc.)
Crit - Critical heal (x1.5 healing)
Resto - Restoration, a healing druid
Roll – Deixar um buff "roll" quer dizer sempre manter o buff,
constantemente ativo, sem nunca deixar o seu tempo acabar antes de
buffar de novo.
Fall off - Um buff "falls off" quando o seu tempo acaba e não buffam de novo.
HpM – A quantidade máx de um spell healing, dividido pelo custo de mana.
HpS - A quantidade máx de um spell healing dividido pelo seu tempo de casting, ou a duração de seu HoT.

O Básico

1- Monitorar a Health Bar (Barra de “Saúde”) dos players

Se seu papel principal é healar o grupo, seu foco principal é monitorar a
health bar dos players do seu grupo, nem se preocupe com os mobs que
eles estão lutando. Monitore constantemente a barra de saúde de todos e o
heale de acordo com a sua necessidade, não deixe a barra de nenhum
deles ficar menor que 50%, o risco será muito grande. Mas tenha sempre
em mente também a rapidez com que a barra de cada jogador está
diminuindo, dê importância aos que mais precisam, tudo será a partir de
seu julgamento.
Também preste atenção na sua própria barra de saúde, pois dependendo do
Boss e suas magias ou skills, ela poderá sofrer algum dano. Tente sempre
preservar seus heals para os outros players, os que estão na luta
corpo-a-corpo, eles é que precisarão mais.

2- Monitorar a Health Bar dos pets

Os pets de hunters e warlocks podem ser tão importantes para o grupo
quanto seus mestres, afinal eles são como jogadores a mais, causando um
dano razoável e sem prejudicar a raid em sí. Trate-os como outros
membros do grupo, especialmente se eles estiverem tankando ou servindo
de off-tanker no seu grupo. Os hunters e warlocks ficarão mais felizes
se não tiverem que se preocupar nem gastar sua mana ou possivelmente um
Soul Shard para reviver ou resummonar seus pets, e darão mais atenção a
causar grandes danos no boss. Mas por mais que os pets sejam importantes
eles tendem a ficar em segundo plano em termos de prioridade, quando
precisamos salvar a vida de alguem, players sempre vêm primeiro.

3- Use o equipamento apropriado

Sua efetividade como healer vai depender diretamente do equipamento que
você usa. Você, como healer, precisa de muito Spirit e um pouco de
+healing spell itens para maximizar o seu potencial de cura quando em
grupo. Um intellect maior irá aumentar a sua Mana total, enquanto mais
Spirit vai melhorar a regeneração da sua mana.
Então se a sua build de talento exige outras coisas além de intellect e
spirit, considere ficar equipado com um item adicional para equipar
sempre que você for ficar como healer principal. Isso é essencial para
druidas com specs feral, que preferem strength e stamina do que
intellect e spirit.

4- Saiba quem é dispensável

Todas as classes trazem algo único para o grupo e o seu dever é manter
todos vivos, mas infelizmente o papel que cada um exerce num grupo não é
equivalente aos outros, ainda mais quando temos que decidir quem deverá
morrer. Suas prioridades, listadas das mais importantes para as menos
importantes, incluindo os papeis seguintes que são feitos pelas classes
respectivas:

Você mesmo – Lembre-se, a sobrevivência do grupo (e possivelmente sua ressurreição) depende inteiramente de você.

Main Tank (MT) - Warriors, Feral-specced Druids na sua forma de urso,
Protection-specced Paladins (e Shamans em uma outra extenção)

Off Tank – Warriors secundários, Druids na sua forma de urso, Paladins,
Shamans, Hunter Pets, Voidwalker ou Felguard (Warlock pets)

Melee DPS - Rogues, Shamans, Druids na sua forma de gato (cat form),
Fury-specced Warriors (geralmente usando duas espadas ou uma espada de
duas mãos), Hunter Pets, Succubus (Warlock pet)

Range DPS- Hunters, Mages, Warlocks, Priests, Imp (Warlock pet)

Use a listagem acima como um guia solto, geralmente você irá perceber
que algumas classes trazem algo crucial para um boss específico. Isso
poderá fazer deles um elo mais importante em uma corrente, por exemplo,
um mage com o seu 'Polymorph poderá ser mais importante que um rogue ou
shaman, por que o seu crowd-control (“controle de multidões”) é
essencial em um boss específico.
Gerenciando sua mana e os mobs

5. Use healing spells eficientes

Sua mana é a sua “linha vital” e também a de todos do grupo. Então deve
ser manuseada e gerenciada cuidadosamente. Alguns spells irão curar mais
eficientemente quando usados em classes e tipos de armaduras
diferentes. Isto é comandado pela rapidez do casting, o tipo de heal e a
sua potencia também.

Veja que outros healing spells se tornam disponíveis com algumas raças e
talentos, mas para o propósito deste tutorial, nós vamos nos focar nos
spells disponíveis para todos os priests/druids, não importando a sua
build.

Priest »
Renew - (buff) heal over time instantâneo (HoT), menos potente
Flash Heal – heal rápido, menos potente
Lesser Heal – heal regular, menos potentes em níveis baixos (obsoleto em níveis altos)
Heal – heal devagar, com potência moderada em níveis baixos(obsoleto em níveis altos)
Greater Heal – heal devagar, muito potente
Prayer of Healing – heal em grupo devagar, potência moderada
Binding Heal – heal rápido + auto-heal, potência moderada
Prayer of Mending* - (buff) heal de grupo instantâneo, menos potente (designado para uso in-combat)

Druid »
Rejuvenation - (buff) heal over time instantâneo (HoT), menos potente
Regrowth - (buff) heal regular /HoT combo, potência moderada
Regrowth é melhor do que Healing Touch para druidas na sua forma Tree of Life
Healing Touch - heal devagar, muito potente
Lifebloom - (buff) HoT instantâneo/ heal regular combo, potência moderada (threat muito baixa)
Tranquility – heal de grupo canalizado, de menos potência até maior
potência (dependendo da quantidade de tempo em que é canalizado; máximo
de 10 segundos)

Devido a uma variedade reduzida de healing spells, alguns druidas se
utilizam de hotkeys em seus ranks mais baixos de 'Healing Touch' ou
'Regrowth' para melhorar suas opções de cura. Durante os níveis médios
'Healing Touch' rank 3 e 4 são particularmente uma boa escolha, já que
eles tem um casting time mais rápido do que em ranks mais elevados.
Se você quiser ser o “bam-bam-bam” da história, considere usar os spells seguintes para cada tipo de armor:

Cloth-wearers:
Mage, Warlock, Priest (note que alguns Druids e Shamans podem usar cloth dependendo de sua build)
Já que cloth-wearers são muitos frágeis, é melhor utilizar heals rápidos
como 'Flash Heal' (priest). Já que eles geralmente tem menos
hit-points, HoT spells funcionam muito melhor quando são usados assim
que o player começa a levar dano. 'Regrowth' (druid) funciona bem das
duas formas, já que é rápido e é um HoT spell.

Leather-wearers:
Druid, Rogue, Hunter (pre-40), Shaman (pre-40)
Leather-wearers podem agüentar um pouquinho mais de dano, mas também
tendem a ser frágeis. Use uma combinação de heals rápidos, HoTs e heals
regulares e um heal devagar e potente quando a situação pedir isto.

Note que Druids na sua Cat form também seguem este modelo.

Mail-wearers:
Warrior (pre-40), Paladin (pre-40), Hunter (40+), Shaman (40+)Players
que usam mail podem agüentar uma quantidade relevante de dano. Heals
regulares como 'Heal' (priest) e ranks mais baixos de 'Healing Touch'
(druid) juntamente com heals mais vagarosos como 'Greater Heal' (priest)
e ranks mais elevados de 'Healing Touch' (druid) fazem maravilhas
quando as barras de saúdes dos players começam a ficar abaixo dos 50% do
total. HoTs também podem ser usados logo após eles começarem a pegar
dano.

Veja que Druids na sua Bear form (pre-40) e Moonkin form também seguem este modelo.

Plate-wearers:
Warrior (40+), Paladin (40+)
Aqueles que usam plate armor podem absorver a maior quantidade de dano.
Assim como mail-wearers, heals devagar bem usados são perfeitos para
mante-los em uma boa forma para lutar. HoTs também podem ser bons quando
sua barra de saúdes está alta, mas baixando vagarosamente.

Veja que Druids na sua Dire Bear form (40+) também seguem aquele modelo.

Pets:
Controlados por Hunter e Warlock
Como já foi dito antes os pets também devem ser healados, mas eles
tendem a ser mais dispensáveis que os players, ou seja entre healar um
pet e um player, sempre dê a preferencia a um player, mas não se esqueça
dos pets. Se mantenha nos HoTs e um heal regular ou um heal devagar
ocasionalmente se você puder guardar mana e o pet precisar muito de um
heal.

Se alguem do seu grupo sofrer dano, considere usar um heal de grupo,
como por exemplo 'Tranquility' (druid) ou 'Prayer of Healing' (priest).
Um heal de grupo bem utilizado pode realmente preservar a sua mana pool.

Priests » Quando você não tiver mais tempo para curar alguem (a saúde do
players ficar abaixo de 25% e continua a cair), considere usar 'Power
Word: Shield' (PW:S) para salvar o player. Porque este é um spell de
cast instantâneo, e pode dar um shield imediatamente para o membro do
grupo por um dano adicional e dar a você o tempo que você precisa para
administrar um heal. Mas tente deixar isto para emergências, já que ele é
um spell caro.

6. Evite o overhealing (“curar demais”)

Como eu já disse antes, a chave para se tornar um bom healer é preservar
a sua mana e um dos maiores motivos de desperdício de mana é o
overheal, que nada mais é que healar demais desnecessariamente
Overhealing ocorre quando você dá um heal potente em um player que
sofreu um dano pequeno, por exemplo, um jogador tem mais que 70%-80% de
HP. É claro que fazendo isto a sua barra de saúde irá voltar aos 100%,
mas o spell vai healar mais do que necessário, e em uma luta difícil
você ficará se arrependendo de ter gasto tantos heals potentes
desnecessariamente bem no começo da batalha. Mas com um pouco de
cuidado, este mal hábito de overheal pode ser evitado, ainda mais tendo
uma ferramenta em mãos que nos ajude. Esta ferramenta existe, e muitos a
usam sem saber de seu potencial, é o X-pearl AddOn, configurando ele
corretamente você poderá por as “casting bars” para aparecer no nome de
cada jogador do seu grupo. Aparecerá então o spell que o player está
usando e o tempo de casting, isso ajuda a prevenir que duas pessoas usem
um heal potente ao mesmo tempo, e previne para que não haja desperdício
de mana. Caso os healers se coordenem bem, e aprendam a sincronizar o
heal, poderão fazer um heal seguido do outro, e ainda assim reservando
mana para as horas críticas.

Use HoTs- Heal over time spells são preferíveis para se usar quando a
health dos players está caindo lentamente 75%85%. Se, entretanto, a
saúde deles estiver caindo rapidamente, é melhor usar um heal potente
nas horas certas.

Cronometre os seus heals bons- Cronometre bem os seu heals regulares e
lentos, para que eles tenham seu cast quando o player tiver sua saúde em
50%-60%. Veja que quanto maior for o casting time do seu heal, o mais
cedo será necessário que ele seja usado, então para que ele tenha efeito
nesta margem de 50%-60%, você terá que usa-lo quando a saúde dele
estiver em cerca de 70%-78%, assim você, nem ele correrão riscos. Então
se a saúde do tanker estiver caindo rapidamente de 90% a 80% a 70% a
cada 2 segundos, e você precisa usar um heal potente com um cast de 3
segundos, então você deverá dar cast quando a saúde dele estiver
exatamente em 70%-75% (para não correr riscos de cair demais). Mas não
deixe esses cálculos te intimidarem, não se preocupe muito com eles, com
um pouquinho de prática você verá como se tornará mais fácil avaliar
cada situação.

Use heals de rank menor- Usar um heal com um rank menor, também poderá
ajudar a evitar o overhealing. Isto é especialmente útil para heals de
grupo, como o 'Prayer of Healing' spell dos priests, quando o seu rank
maior poderá ser mais do que o necessário para trazer a maioria do grupo
próximo de sua saúde full.

7. Dê um cast em ondas no seus spells

Enquanto você estiver em combate, você regenera a sua mana com o tempo,
mais vagarosamente do que se você estivesse fora de combate. Então,
equilibre bem a sua eficiência do cast e a sua regeneração de mana,
considere usar os seus spell em ondas, dando um tempo para que recupere
ao menos parte da mana, se possível revese com os outros healers do seu
grupo.

A razão primária para que isso funcione é devido a regra de 5 segundos.
Este principio diz que os 5 segundos seguidos do começo do cast de
qualquer spell com um custo de mana você não conseguirá regenerar esta
mana. Entretanto, depois deste 5 segundos, o seu spirit entra em ação, e
começa a, vagarosamente, recuperar esta mana perdida. Quanto mais
spirit você tiver, mais rápido você ira regenerar a sua mana pool.
Por exemplo, se você der cast em dois ou três spells, um atrás do outro,
e depois der uma pausa de 4 segundos para dar um pouco de hit no mob
com a sua arma, você não vai recuperar nenhuma mana. Entretanto, se você
der o mesmo cast nos spells, e depois der uma pausa de pelo menos 6
segundos ou mais, você verá que a sua mana começará a regenerar. Quanto
mais você esperar antes de dar cast em outra rodada de spells, mais mana
você irá recuperar.

Para sentir melhor este principio, tente experimentar. Pegue um mob ou
dois fáceis, e fique de olho na sua mana, depois de dar cast em alguns
spells. Então você começara a ver o padrão de regeneração de mana
baseado nesta regra de 5 segundos. Isto além de tudo também o ajudará a
reduzir o seu período de baixa, durante lutas.

8. Controle o seu aggro

Você não poderá healar efetivamente se você estiver sob ataque de mobs.
Então controlar seu aggro é essencial. Para controlar o nível do seu
threat, você precisa primeiro entender como funciona o aggro. A geração
do seu threat é baseado em três coisas:

1. O dano que você causa- Damage over time (DoT) (Dano com o tempo)
spells geram aggro mais vagarosamente do que os spells de dano normais.
Como uma regra geral, sua wand ou arma qualquer gerará menos dano do que
os seus spells. Então como um healer, você servirá melhor ao grupo
mantendo o dano ao mínimo possível, deixando os outros causar o dano
deles primeiro. Deixe-os gerar um pouco de threat antes de juntar-se a
eles na luta com o dano que você causa para ajudar.

2. Os seus healing spells. Como os damage spells, heal over time (HoT)
spells geram aggro mais vagarosamente do que healing spells normais.
Então de qualquer maneira use 'Renew' (priest) e 'Rejuvenation' e/ou
'Lifebloom' (druid) frequentemente. Entretanto, diferente dos damage
spells, os healing spells geram threath para TODOS os mobs dentro do
alcance deste spell, ao invés de um único mob. Isso pode significar um
grande risco para um healer zeloso demais com o grupo, então heale
somente quando e se necessário.

Então deixe que o main tank gere threat o suficiente contra todos os
mobs ANTES de você começar a usar os seus non-HoT heals (non-HoT são
aqueles que não são HoT). Alguns players se sentem mais a vontade não
usando nenhum heal, HoT ou non-HoT, até que o tanker tenha deixado o
aggro em todos os mobs em um nível seguro.

3. Seu nível e o raio de alcance. Quanto de mais baixo nível você for,
maior será o raio de alcance do seu aggro. Independentemente do seu
nível, como um healer, você não quer aggro. Então se mantenha atrás do
seu grupo, deixe que os outros fiquem no calor da luta. E se o seu nível
for baixo, fique BEM LONGE. Heals tem um bom alcance, você pode se dar
ao luxo de ficar bem atrás.

9. Para não entrar em Pânico.

Assim que você começar a controlar seu aggro, eventualmente você terá
que lidar com um ou dois mobs que simplesmente não largam do seu pé.
Vamos começar com o que NÃO fazer:

1. Não corra. Correr pode significar o suicídio do grupo todo. Quando
você corre, o main tank (ou off tank) tem muito mais dificuldade em
puxar o mob que está te atacando para ele mesmo. Além disso, você não
pode healar seu grupo se estiver correndo! Pior ainda, você pode acabar
atraindo mais mobs para você.

2. Não se heale. (a menos que você tenha esgotado todas as suas opções e
esteja perto de morre.) Healar a sí mesmo pode iniciar um ciclo de
futilidade. Quanto mais você se healar, mais aggro você vai gerar e mais
saúde vai perder para os mobs que estão te atacando. Além do mais, os
mobs que estiverem lhe atacando serão mais e mais difíceis de serem
aggrados por outros players.

3. Não use 'Psychic Scream' (priest). Esta é uma opção de pânico ótima
para quando você estiver healando solo ou quando estiver em PvP, mas
quando usado em PvE isso pode fazer as coisas ficarem bem pior. (Veja a
sessão 16 para detalhes)

Então o que você deve fazer?

1. Chame por ajuda. Use um macro simples para alertar os outros players
de que você precisa de ajuda. Todos os healers principais devem ter uma
hotbar com o seguinte macro de ajuda:
/helpme
/s Aqui! Estão me atacando!
Com este macro, os membros de seu grupo irão ver o seu grito de ajuda em
laranja, imediatamente seguido pelo texto, “[nome do player] says:
Aqui! Estão me atacando!” em branco. Já que usamos um comando “say”, o
nosso grito de ajuda se destaca tanto no chat quanto no ambiente como um
balão de fala, então seu grupo não tem como não ver. Se você estiver
trabalhando com um bom tanker, ele vai reagir imediatamente e vai tentar
puxar os mobs de você.

Priests » Se as coisas estiverem ficando feias e você estiver beirando a
morte, use um Power Word: Shield em você mesmo PRIMEIRO, e depois chame
por ajuda. Depois use um HoT ou 'Binding Heal' enquanto o tanker tenta
puxar os mobs de você. Você pode ainda melhorar o seu macro de ajuda,
para que você chame por ajuda e simultaneamente use o PW:S em você
mesmo.
/helpme
/s On me!
/cast [group, combat, target=player] Power Word: Shield

2. Vá em direção ao tank. Vá ao encontro do main tank ou off tank.
Quanto mais perto você estiver dele mais rápida será a sua reação ao
aggrar os mobs que estão em você.

3. Reaja da forma certa. Priests e Druids tem umas opções de pânico pouco espertas onde a ajuda não chegará na hora certa.

Priests » Enquanto você estiver indo em direção ao tank ou off tank, use
o seu 'Fade' spell. Isso irá reduzir temporariamente o aggro que você
acumulou (assim como o aggro que você irá acumular) por 10 segundos,
permitindo que o tanker tenha tempo para gerar aggro para o mesmo mob.
Fade pode lhe livrar instantaneamente de um mob ou dois, o que é
importante para você se posicionar próximo ao tanker, dando a ele uma
oportunidade melhor de aggrar os mobs para ele. E isso significa que
você pode voltar a healar. Lembre-se, Fade é o seu melhor amigo. Use-o!

Priests » Assim que você alcançar o tanker, se os dois (você e ele)
precisarem de um heal, use o seu 'Binding Heal' spell (disponível no
level 64). Este spell é perfeito para esta situação, já que ele gera
menos threat do que seus outros heals e vai curar você e o tanker
simultaneamente.

Druids » Se você não conseguir tirar os mobs que estão lhe atacando do
seu pé e o seu tanker estiver tendo dificuldade em aggra-los, use a sua
Bear Form. Bear Form lhe oferece muito mais armor do que a sua Tree Form
ou sua forma normal, além de a habilidade de se healar sem custo de
mana com o seu 'Frenzied Regeneration' (available at level 36) que pode
lhe ajudar a regenerar a saúde perdida. Você irá usar frequentemente uma
quantidade considerável de mana para mudar de forma, então se manter
nesta forma pode ser beneficial enquanto você recupera alguma mana e
possivelmente um pouco de saúde. Mas não se esqueça, sua raid precisa do
healer de volta assim que a situação ficar sob controle novamente.

Druids » Outra boa opção é 'Barkskin'. Este auto-buff (disponível no
level 44) reduze o dano recebido em 20% e permite que você use qualquer
spell sem ser interrompido ( o que é perfeito para heals longos como
'Healing Touch' e o heal de grupo canalizado, 'Tranquility'). Entretanto
veja que todos os spells não instantâneos levam 1 segundo a mais para
dar cast.

Ambos » Se todo o resto falhar, use uma healing potion. Isto é um
excelente último recurso para prevenir que sua vida (assim como sua mana
restante) sejam gastas. Além do que, você tem que ter certeza que você
está carregando um bom número de poções do maior nível para que você
possa usar. Estas podem ser obtidas de graça em drops de diferentes
lugares do mundo ou podem ser adquiridas na Auction House.

Trabalho em Equipe

10. Dê sugestões aos outros (com tato)
Começar a ser um healer efetivo começa com você. Mas isso não termina
ai. Todos os membros da party, desde tankers até dps, podem ajudar na
sua eficiência em healar. Geralmente players não sabem que eles estão
fazendo algo (ou não fazendo nada) que está prejudicando sua habilidade
de healer.

DPS desregulados. Por exemplo, se você perceber que está gastando grande
parte da sua mana curando repetidamente o mesmo player, rogue ou hunter
ou qualquer outro para que o mesmo não morra, mande um whisper para o
player. Ele provavelmente não entende que isto está prejudicando a sua
eficiência e pondo a raid em perigo. Faça com que ele perceba que eles
todos têm que fazer um esforço para diminuir o seu dano. Explique que é
melhor para todos quando o tanker mantem o aggro. Seus heals são mais
eficientes quando healam somente ao tanker. Sugira para que eles limitem
seus danos maiores e suas e suas habilidades para o fim da luta.

Se o player não for receptivo com a sua sugestão ( como em muitas vezes
ele não são, já que preferem ficar no topo do Damage Meter, ao invés de
ser um membro da equipe), simplesmente deixe que ele morra. Devido a
mortes repetidas e repairs bem caros, provavelmente o player irá
aprender da forma mais difícil que cooperação é necessária quando
estamos em um grupo com outras pessoas.

Tankers tímidos. Sim, isso pode acontecer, você pode achar um tanker
tímido, ou talvez ele tenha medo de fazer algo errado por ser
inexperiente, ou até mesmo você pode achar que ele não está fazendo o
seu trabalho de tirar os mobs de você. De qualquer forma, talvez os seus
gritos por ajuda podem não ser respondidos. Faça com que ele os veja. O
tanker pode ser um iniciante e pode não saber como servir bem ao grupo,
sugira que ele use um taunt seguido por algumas habilidades que geram
threath alta, sempre que você precisar de ajuda.

Loucos desvairados. Ocasionalmente você encontrará players que, por
quaisquer razão, decidem correr pela instance como loucos desvairados.
Infelizmente, isso não nos dá muito tempo para traçar uma estratégia
antes dos ataques. E pior, você irá ficar desprovido de mana muito
frequentemente enquanto você tenta tomar algumas poções e manter-se
junto ao grupo. Você irá descobrir que o seu grupo está sob um ataque
intenso quando ainda estiver longe ressando alguem que ficou para trás.

Não fique tímido, avise os membros do grupo que você precisa recuperar a
sua mana. Use o ‘/oom’ (Out of Mana) emote para dar a eles um aviso
audio-visual toda vez que você precisar parar para tomar uma poção ou
algum líquido para recuperar a sua mana. A maioria dos players, até
mesmo os metidos a serem os BONZÕES, lhe darão tempo para recuperar sua
mana quando você pedir.

Tenha sempre em mente que isto não é uma via de mão única, você precisa
deles da mesma forma que eles precisam de você. Seja capaz de aceitar
críticas dos outros, se você realmente estiver lendo este guia, você tem
um desejo genuíno de melhorar a forma como joga. Ouça ao que os outros
têm a lhe dizer, você ficará surpreso quando e onde você ouvir algo que
poderá ser útil e que realmente lhe ajudará a realmente melhorar seu
jogo.

11. Dê assistência a sua party

Como o healer principal, você é uma parte integral do grupo, mas não
fique ligado apenas no heal, exitem outras coisas que você pode fazer
para ajudar mais ainda o seu grupo.

Use poções de mana. Como foi dita antes, sua mana é a linha de vida do
seu grupo, sua e de todos. Quando você fica sem mana, você não pode
curar ninguém, portanto sempre tenha uma boa quantidade de poções de
mana com você. Se você for um Alchemist, adquirir elas poderá ser bem
prático, mas se não for, geralmente você poderá acha-las na Auction
House, apesar do que elas podem ser caras. Ou talvez você conheça alguem
que seja um Alchemist, pode ser que ele não se importe em lhe dar
algumas poções extras de mana, não mata se você perguntar.

Avise aos outros quando você estiver OOM. Eventualmente sua mana irá
acabar e você ficará incapaz de curar ninguém. É de sua responsabilidade
avisar o grupo todo. Use uma hotbar com um macro com o ‘/oom’ emote.
Isto irá enviar uma mensagem audio-visual para todos de que a sua mana
está baixa. Os players irão ver isso e saberão que eles terão de dar um
pause nos ataques para poder permanecerem vivos, deixando somente o
tanker bater para que seja mais fácil você recuperar a mana e não por
mais ninguém correndo risco. E se você não os avisar eles vão ficar
esperando um heal que nunca chegará.

Ajude o tanker. Use a tecla de ajuda (a tecla F) enquanto você está com o
tanker como alvo e você irá imediatamente mirar no alvo que ele está
mirando. Isso o ajudará a ter uma forma rápida e fácil de causar
qualquer dano suplementar que você queira. E já que o main tanker
exagera ao aggrar um mob, causar este dano será uma forma segura de
ajudar a ele.

Use os DoT spells cuidadosamente. As outras classes podem querer fazer
crowd-control (CC) em um mob (rogues usando 'Sap' e mages usando
'Polymorph' são duas formas comuns de CC). Se o mob tiver um DoT spell
nele, irá quebrar o efeito, então se você quiser usar um DoT spell,
coloque num mob que está sendo atacado por outros players. E se os mobs
estiverem caindo rapidamente nem se preocupe com os DoT spells – usá-los
apenas irá consumir toda a sua reserva de mana.

Preste bastante atenção à estratégias especiais. Grupos familiarizados
com um certa instance irão frequentemente usar uma estratégia específica
antes de partir para a luta. Preste bem atenção e use todas as suas
forças para ajudar na estratégia. Por exemplo, se um mage está
planejando fazer um area-of-effect (AoE) spell que pega muitos mobs de
uma vez só, fique pronto para ajuda-lo com um shield ou uma série de
heals rápidos. Muito similar a isso é um rogue que está tentando usar um
‘Sap’em um alvo que está rodeado de outros mobs, seja rápido em
ajuda-lo. Caso o ‘Sap’ falhe, ele poderá se tornar o alvo de vários mobs
e precisará de um heal rápido, especialmente se ele ficar preso com uma
root ou ficar em stun e não consiga sair de sua posição.

12. Reviva os companheiros mortos

Priests e Druids tem um spell para ressuscitar seus companheiros mortos.
Cada um tem a sua vantagem, mas o 'Ressurection' spell do Priest tende a
ser melhor do que o 'Rebirth' spell do Druid quando falamos de
utilidade. Vamos dar uma olhada melhor em cada um deles.
Resurrection (priest) é utilizando quando está fora de combate. Enquanto
o spell gasta muita mana, não tem cooldown, isto significa que você
poderá ressuscitar quantos players forem precisos numa batalha difícil,
um por um. Veja que cada player voltam a vida com quase 1/5 de sua
Health/Mana e continuar restaurando a saúde da sua party é muito
necessário.

Rebirth (druid) é o único tipo de ressurreição durante combate no jogo.
Isto significa que você está livre para ressuscitar qualquer player que
caia no meio da batalha, com tanto que você tenha mana o suficiente (e o
spell gasta bastante). O Player irá voltar a vida com mais ou menos
metade da sua Health/Mana, por ai. Este spell pode causar uma grande
diferença durante uma batalha difícil.

Entretando, ‘Rebirth’ tem duas desvantagens significantes. Primeiro, ele
tem um cooldown de 20 minutos. Isto previne que você reviva mais que um
player em uma batalha custosa. Então se você for o único a sobreviver
em um wipe, tenha certeza de ressucitar algum Shaman, Paladin ou mesmo
um Priest, já que qualquer um deles poderá usar o seu próprio spell para
ressucitar o resto da party. Segundo, ‘Rebirth’ exige um reagente para
ser usado. Se você esquecer de ter ele com você ou se você ficar sem
durante a luta, você não poderá usar o spell. Veja que todas as grandes
cidades e muitas vilas têm o reagent vendor.

Buffs & Debuffs

13. Buff sua party inteira

Ambos Priests e Druids tem buffs excelentes para usar neles mesmos e nos outros membros da party:

Power Word: Fortitude (fort) - Priests têm esse buff, o qual
essencialmente aumenta os hit points de qualquer um por 30 min. Todas as
classes podem usar este buff.

Mark of the Wild (MotW) – Druids usam este buff extremamente potente, o
qual aumenta o armor e todos os cinco stats do player por 30 min. Em
níveis mais altos, ele pode também melhorar a resistência dos players
para magia, todos são beneficiados por este buff.

Divine Spirit (DS) – Os Priests que gastaram ao menos 21 pontos em
Discipline podem utilizar este buff para aumentar o spirit dos players,
ele dura 30 minutos. Novamente, todos podem ser beneficiados com este
buff, principalmente os que usam spells.

Thorns - Druids devem limitar este buff para classes melee, que lutam
corpo-a-corpo com os mobs. Isto causa uma pequena quantidade de dano
para os atacantes que estão próximos. Como o healer principal, não é
necessário usar este buff em você mesmo.

Shadow Protection - Priests podem ajudar a proteger eles mesmos e os
membros de seus grupos de mobs que usam spells como shadowbolts e
similares. Shadow damage geralmente aparece em roxo, se você não tiver
certeza dê uma olhada no seu combate log para saber o tipo do dano que o
mob causou.

Os três primeiros buff listados acima melhoram a sobrevivência de
qualquer player que o está utilizando, e melhor sobrevivência significa
um grupo bem sucedido. Então fique atento ao monitorar estes buffs,
quando estiverem faltando apenas 4-5 minutos para que eles acabem, peça
ao grupo para dar uma pausa para fazer um “rebuff”, se não der e você
tiver mais healers no grupo, peça que somente o tanker fique no ataque e
que outro healer fique de olho nele enquanto você rebuffa a todos os
outros, depois volte ao seu posto revezando com todos a hora do rebuff. E
lembre-se os pets podem usar buff também.

Quando você chegar a níveis mais altos, você será capaz de aprender uma
versão grupal destes buffs. Um cast da versão grupal destes buff irá
buffar toda a party por 60 min, desde que eles estejam ao alcance deste
spell e se você estiver o reagente necessário. Priests irão aprender
Prayer of Fortitude (level 48) e Prayer of Shadow Protection (level 60),
enquanto Druids irão treinar para o Gift of the Wild (level 50). Todos
estes spells costumavam ser aprendidos por livros, mas os seus ranks
mais baixos estão disponíveis em seus treinadores.

14. Peça por buffs úteis

Não tenha medo de pedir buffs de outros membros da party. A maioria dos
players irá usá-los neles mesmo e em você logo após começarem o grupo,
mas algumas vezes eles esquecem, então não seja tímido, peça mas seja
gentil, ou poderão lhe entender errado.
Então aqui vão alguns buffs úteis para healer principais.

Soul Stone - Warlocks têm a habilidade de criar uma ‘Soul Stone’ a
partir de uma Soul Shard. Este é um item especial que o warlock poderá
usar em para buffar qualquer player, dando a ele a habilidade de se
auto-ressuscitar no período de 30 min. Então, este buff dá ao seu grupo
uma segurança a mais, sendo sempre bom ser usado no Tanker e no main
Healer. Se a sua party levar um wipe você poderá ressuscitar e usar os
seus spell de resser nos outros membros, mas não fique super confiante.
As Soul Stones só pode ser usadas pelos warlocks a cada 30 minutos. Em
outras palavras, se você morrer 5 minutos após ela ter sida usada em
você, serão precisos de mais 25 minutos até que ele possa usá-la
novamente.

Warlocks experientes vão usa-la em você sem que você tenha que pedir.
Mas os inexperientes pode até usa-las neles mesmos ao invés de você. Não
fique com raiva, ao invés, muito sutilmente explique para eles que é
mais beneficial para o grupo todo se for você que estiver buffado com
ela, já que você poderá ressar os outros players depois.

DICA: Como Druid, somente peça uma Soul Stone buff se você for a única
classe no grupo com a habilidade de reviver os outros. Se não for assim,
as Soul Stones são muito mais úteis quando usadas em Priests, Paladins
ou Shaman devido ao spell de ressucitar sem restrições deles.

Arcane Intellect - Mages podem garantir aos outros o 'Arcane Intellect'
que dá um aumento significativo ao seu intellect. Isto essencialmente
garante a você mais mana para usar nos seus heals, também levemente
aumenta sua chance de conseguir um critical effect de qualquer spell que
você use.

Free Water – Saiba que os Mages também podem conjurar água para você
beber entre as batalhas. Isto lhe dá uma fonte livre de regeneração de
mana, então não tenha medo de pedir de um Mage algumas destas.

Blessing of Wisdom – Paladins têm este 10-30 minutos buff que lhe
garante um bom aumento na sua regeneração de mana. Mas você poderá ter
apenas um Blessing por Paladin em você por vez.

Blessing of Salvation - Paladins têm este 10-30 minutos buff que
reduzirá a threat causada por você em 30%. Isto é ideal se você estiver
atraindo muita atenção dos mob. Mas você poderá ter apenas um Blessing
por Paladin em você por vez.

Blessing of Kings - Alguns Paladins (dependendo dos seus talentos) podem
ter este spell que aumente seus stats totais por 10% durante 10-30
minutos. Isto lhe dará um aumento significante em todos os seus stats,
spirit and intellect. Mas você poderá ter apenas um Blessing por Paladin
em você por vez.

15. Remova negative buffs

Buff negativos (também chamados debuffs) como diseases, poisons, curses e
magical effects (como Polymorph e alguns DoT spells) podem ser
removidos por healers principais.

Os Priests podem usar o spell 'Cure Disease' (e mais tarde o 'Abolish
Disease') para remover diseases de jogadores. Eles também podem usar
'Dispel Magic' para remover magical debuffs, o que é uma grande
ferramenta.

Os Druids pode remover curses com o 'Remove Curse' spell, e pois effects
podem ser eliminados com o 'Cure Poison' (e mais tarde o 'Abolish
Poison').

OBS: Algumas outras classes também podem remover debuffs. Paladins podem
remover poison, disease e magical effects; Shamans podem remover poison
e disease; Mages podem remover curses. Não doi pedir a alguem destas
classes para ajuda-lo a remover um debuff, principalmente se isso
significar preservar a sua mana para curar.

Para o Priest

16. Limite seu uso de Shadowform

Se você for um ShadowPriest, limite o uso de seu 'Shadowform' em grupos
em que você não é o healer principal. Shadowform é usado para causar
dano, não para curar. Alguns players poderão até sair da party se você
gastar a maior parte do seu tempo na sua Shadowform enquanto em grupo.
Enquanto formas limitadas de healing (com 'Vampiric Embrace') são
possíveis na sua Shadowform, os seus heals principais não podem ser
utilizados de forma alguma. Então ao invés de ficar nesta briga entre
suas aptidões como cura e dano, focalize-se somente em curar e deixe os
rogues e mages fazer o estrago.

17. Use Psychic Scream espaçadamente

'Psychic Scream' (PS) é maravilhoso para solar e PvPs. Entretanto,
deverá ser usado espaçadamente quando em grupo, ou você é o healer
principal ou não é. Porque o PS mira mais de um mob e não dá a você a
chance de controlar qual mob será mirado, isso poderá seriamente
comprometer o combate melee dos outros membros do grupo. Ou pior, os
mobs fugitivos poderão atrair mais mobs e criar um pesadelo de ataques
ao seu grupo, então use o PS com muito cuidado.

18. Use o PW:Shield quando realmente for preciso

'Power Word: Shield' (PW:S) é um dos mais poderosos spells do arsenal de
um Priest. Contudo, alguns priests usam o seu spell inapropriadamente,
sem ao menos perceber o seu erro. Vamos dar uma olhada na forma correta
de se usar este spell contra a forma incorreta.

Forma Correta #1: PW:S é melhor utilizado para salver o seu alvo quando
você não tem tempo o suficiente para dar um heal nele. O shield irá
provavelmente lhe dar alguns segundos para usar um heal potente,
salvando portando o seu alvo.

Forma Correta #2: Outra forma correta de se usar o PW: S é aplica-lo ao
tanker logo antes dele entrar em combate. Isto dará a chance ao tanker
de absorver os primeiros hits, e quando ele começar a levar dano você já
terá recuperado a mana que foi usada para dar o shield a ele.

OBS: No passado, usar o PW: S em um tanker antes dele entrar em combate
era um grande erro. PW: S costumava prevenir a geração de rage para
warriors na forma defensiva. Contudo, a geração de rage foi normalizada
em um patch recente e agora o PW: S pode ser usado sem problemas e sem
preocupações aos warriors.

PW:S também é usado para ajudar os cloth-wearers (os que usam Cloth)
devido a fragilidade que eles têm. Muitos Priests irão usar este spell
neles mesmos antes de eles fazerem um AoE planejado anteriormente, como
por exemplo o 'Blizzard' ou 'Arcane Explosion' dos Mages. AoE spells
causam uma boa quantia de threath. Em poucos momentos vários mobs
atacaram o player, então PW: S faz um excelente trabalho de prevenir
grandes danos em classes de sobrevivência baixa.

PW:S garante tempo e sobrevivência no começo de uma luta. Estas são os seus fortes, mas aprenda a reconhecer as suas fraquezas.

Forma Incorreta: Usar o PW: S sem moderação para prevenir danos, ao
invés de usar healing spells para curar um alvo lesado por dano, pode
parecer uma boa ideia, mas é extremamente ineficiente.

PW:S é um dos spells de combate que gastam mais mana no arsenal de um
Priest. Além disso, não irá prevenir nem 1/3 do dano do que se você
curasse o player pelo mesmo custo de mana. Cada vez que você usar o PW: S
você estará usando a sua mana preciosa, que poderia ser melhor gasta
curando o player.

Conclusão: PW:S deverá ser usado para prevenir a morte. Ele poderá ser
usado estrategicamente para maximizar a eficiência da sua mana, mas é
muito caro, que não ajudará em nada nos seus esforços futuros. O seu uso
é poderoso, mas limitado. Enquanto o seu propósito é de ser usado em
necessidades, não a vontade.

19. Use a sua wand, não nukes

Usar nukes (spells que causam dano muito alto) para dar um dano suplementar é ruim por dois motivos:

1. Os seus spells irão gerar muito agro (e você não quer atenção quer?)

2. Eles irão gasta uma mana preciosa, que você vai precisar para curar quando necessário.

Então se você puder ter o luxo de ajudar o seu grupo causando algum dano
(se você estiver lutando contra mobs mais fracos que você não precise
healer o tempo todo), considere usar a sua wand. Se você estiver lutando
contra mobs muito fáceis, você poderá até usar alguns spells para
agilizar a batalha, mas fique com os spells que custam menos mana, e
deixe os seus nukes para o “golpe final”. Isso se você sequer tiver a
chance de usa-lo.

CUIDADO: Wands geram um global cooldown para todos os seus spells. Se
você estiver no meio de um ciclo, você poderá perder até 1,5 segundos
antes de poder usar qualquer heal necessário. Com isso em mente, quando
as coisas começarem a ficar feias, NÃO USE sua wand ou faça qualquer
dano para ajudar. Neste ponto, focalize-se somente em manter sua party
viva.

Para o Druid

20. Limite o seu shapeshifting

Se você estiver em um grupo, como o healer principal mantenha-se na sua
Tree Form, ou até em forma nenhuma. Afinal, você não poderá curar se
você estiver na sua Bear ou Cat Form. Os membros do seu grupo poderão
ficar nervosos se você começar a mudar de forma o tempo todo durante a
batalha. Então limite isso e fique somente no que lhe compete como
healer, use a Bear Form somente quando estiver sob forte ataque.
Similar a isso, se você for um balance Druid, reserve o seu Moonkin form
para trabalhar solo ou quando estiver em grupo onde você não é o main
healer. Mookin é uma forma que gasta muita mana e que não permite o uso
de nenhum healing spell.

21. Use alternativas para nukes

Usar nukes (spells que causam dano muito alto) para dar um dano
suplementar como um healer é tanto arriscado como caro em termos de
mana. Mas diferente dos Priests, os Druids não pode usar uma wand (ou
qualquer outra arma de distancia). Isso faz com que seja mais difícil
para os Druid para causar um dano suplementar para ajudar o grupo
enquanto preserva a sua mana pool. Felizmente existem opções.

Experimente usar a sua arma. A maior desvantagem para essa tentativa é
se você ficar no centro da batalha, quando você aggrar algo e o mob for
para você imediatamente, lhe dando menos tempo para reagir. Mas do lado
bom, o tanker não precisará ir longe para ajudar você. Tenha sempre em
mente que sua arma poderá gerar mais aggro do que você agüenta. Se você
perceber que está gerando muito aggro (o que pode acontecer com uma 2H –
weapon), considere usar uma arma de nível mais baixo ou uma 1H.

Outra forma de causar dano suplementar é usar spells de ranks mais
baixos. Enquanto este método lhe ajuda a manter a distância, ele poderá
gastar mais mana do que você quer. Então experimente alguns com ranks de
mana eficientes como o 'Starfire' e DoT spells como 'Moonfire' e
'Insect Swarm' (disponível com os talentos). Comece com ranks que são
pelo menos 3 vezes mais baixos do que o seu atual e depois decida se
você precisa usar um ainda menor ou pode usar um maior. Lembre-se, ranks
mais baixos significam custos mais baixos e danos mais baixos também, o
que o ajuda como um healer.

Para fechar

22. Dobrando as regras

Como todas as regras, muitas destas aqui podem ser dobradas ou quebradas
quando a situação nos permite ser um pouco mais criativos e
espontâneos. Mas no mais, se você quiser ser o tipo de healer que os
outros vão adorar ter em seu grupo, siga os conselhos aqui dados. Eu
prometo que seus esforços não serão em vão.

23. Nota do autor

Eu amo variedade. Conseqüentemente, eu sou um dos poucos players a jogar
regularmente com todas as nove classes. Este guia foi inspirado em
minhas próprias experiências como healer principal, assim como main
tanker ou main dps com healers menos experientes. Dois dos meus dez 60+
chars são Priests: um Shadow, o outro Holy – Ambos estão chegando ao seu
level 70.

Ativamente jogando com as nove classes e fazer vários grupos têm me dado
um visão única dentro das dinâmicas das classes. É bom saber nossos
fortes e nossas fraquezas. Mas sabendo como seus fortes e suas fraquezas
funcionam juntamente com as habilidades das outras oito classes é uma
benção, especialmente para healers.
Então se quiserem realmente entender como tudo funciona procure jogar e aproveitar tudo de cada classe. Divirta-se! Cool
Creditos:Breanni

    Data/hora atual: 8/22/2017, 09:16